Truques e exercícios para fortalecer a memória

Publicado por praticarensino em

Certamente, você já ouviu falar que o nosso cérebro é um verdadeiro computador, capaz de armazenar uma quantidade infinita de informações. Mas, normalmente na hora de estudar, esse computador parece estar cansado. É comum que estudantes esqueçam o que estudaram no dia anterior ou o conteúdo daquele livro obrigatório do começo do ano. Não há nada de errado em esquecer algumas informações, não se preocupe. Mas, como não podemos atualizar os programas, como faríamos em um computador, a melhor solução para não se esquecer de nada são exercícios para fortalecer a memória.

Ninguém gosta de esquecer aquela fórmula matemática na hora da prova ou o conteúdo de uma pesquisa na hora da apresentação. Pensando nisso, o Curso Praticar listou alguns truques e exercícios para fortalecer a memória, a fim de melhorar seu rendimento escolar. Confira!

Por que exercícios para fortalecer a memória são importantes?

Com o estresse do dia a dia e o excesso de informações a que somos expostos, os lapsos de memória têm sido cada vez mais frequentes e, acredite se quiser, eles não estão relacionados à idade. Segundo neurologistas, um jovem de 25 anos tem apenas 3% a mais de células cerebrais que uma pessoa de 70 anos. Eles acreditam que outros fatores influenciam na deterioração da memória. São eles:

– estresse: o estresse produz cortisol e noradrenalina, hormônios prejudiciais à memória;

– traumas psicológicos: existem casos nos quais você esquece aquilo que se torna insuportável lembrar;

– ansiedade e depressão;

– cansaço;

– drogas e medicamentos.

Alimentos benéficos para a memória

Alguns alimentos são eficazes para ajudar os neurotransmissores a transmitir informações entre as células nervosas, como alimentos antioxidantes. Abaixo, listamos alguns exemplos de vitaminas que auxiliam nessa função:

– vitamina B12: encontrada em frutos do mar, algas, peixes, laticínios, grãos germinados e alface;

– vitamina B15: encontrada em amêndoa do damasco, arroz, grãos germinados e levedo;

– vitamina C: encontrada em hortaliças e frutas, como limão e laranja, cenoura, assim como na pimenta vermelha seca;

– vitamina E: encontrada em óleo de gérmen de trigo, grãos germinados, abacate e gema de ovo;

– selênio: encontrado em levedo, ovo, alho e cebola;

– zinco: encontrado em frutos do mar, peixes, laticínios, gérmen de trigo, levedo e maxixe.

Exercícios que ajudam a fortalecer a memória

Cálculos mentais

Exercícios para fortalecer a memória: cálculos mentais

Com a facilidade do uso da calculadora, estamos perdendo o hábito de fazer operações matemáticas simples de cabeça e, mesmo que não pareça, isso é um ótimo exercício para a memória. Ao longo do dia, treine sua mente para fazer contas o mais rápido possível.

Se você costuma andar a pé ou de ônibus, busque somar cada algarismo dos números pelos quais você se depara pela rua: placas de carro, números de prédio, telefones, entre outros. Este é um dos exercícios para fortalecer a memória que ajudam a deixá-la mais ágil.

Exercícios físicos e meditação

Muitos não sabem, mas os exercícios físicos são ótimos exercícios para fortalecer a memória. Eles melhoram a capacidade respiratória e, desse modo, o fluxo sanguíneo e a oxigenação no cérebro. Por isso, devemos praticar exercícios físicos regularmente.

A meditação, quando aliada à respiração profunda, melhora a memória, a percepção, a concentração, a agilidade e reduz o estresse. Para meditar, reserve alguns minutos do dia, escolha um local tranquilo e uma posição confortável. Foque na sua respiração e não deixe que pensamentos conturbados tumultuem a sua mente. O ideal é deixar a mente “em branco”.

Rabiscar

Uma pesquisa feita em 2009 mostrou que pessoas que rabiscavam enquanto ouviam uma lista de nomes lembravam 29% a mais dos nomes ditos. Portanto, rabiscar enquanto estamos sendo expostos a informações não visuais – como em uma aula, aumenta a capacidade da nossa memória.

Recordar objetos e cenas

Esse é um dos exercícios para fortalecer a memória que você pode fazer em qualquer lugar. Observe uma vitrine, um quadro ou qualquer coisa que estiver ao seu redor, em torno de 30 segundos. Após isso, disperse do seu objeto de concentração e anote em um papel todos os detalhes que você conseguir lembrar.

Jogos de concentração

Jogos de concentração são ótimos exercícios para fortalecer a memória. Busque por jogos de quebra-cabeça e da memória e ponha o cérebro pra funcionar. Essas atividades ajudam na concentração e exigem que a máquina exercite a capacidade de associação por imagens. Com o tempo, você ganhará habilidade em memorizar a localização de cada peça e onde ela deve ser encaixada. Outras opções são sudoku, palavras cruzadas e até dominó.

Memorizar citações

Essa dica não só vai te ajudar a melhorar sua memória como a ir bem na redação do Enem. Quando estiver estudando, busque memorizar frases e citações de personagens históricos ou de pessoas com influência na sociedade. Fazer citação ou referência histórica na prova do Enem gera pontos em intertextualidade, que está incluso em uma das cinco competências de correção.

No pré-vestibular Enem, você aprende sobre isso e sobre muito mais. Venha para o Curso Praticar e se prepare para o Exame Nacional do Ensino Médio. Com o nosso plano de estudo e a sua dedicação, o seu futuro promete ser brilhante.

Outros links úteis:
pré-vestibular uerj;
pré-militar;
preparatório EsSa;
pré-técnico.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *