Dicas fundamentais para concurseiro iniciante


dicas para concurseiro iniciante

Todo concurseiro iniciante é cheio de dúvidas e inseguranças. Não é para menos, já que as provas de concurso público são, no geral, muito difíceis e concorridas. Tentar uma vaga é uma tarefa complicada, que requer muita dedicação e persistência.
O curso Praticar separou, então, algumas dicas para ajudar a você, que é concurseiro iniciante, a não se sentir tão perdido nesse novo universo e, quem sabe, uma aprovação já na primeira tentativa.

8 dicas para concurseiro iniciante

orientações para concurseiros iniciantes

1- Escolha a área e o cargo de atuação

É muito importante ter certeza a respeito da área de atuação pretendida, melhor ainda se tiver em vista o cargo. Isso filtrará o conteúdo a ser estudado, aumentando muito as chances de aprovação. Um concurseiro iniciante pode pensar que atirar para todos os lados é o ideal, mas não é bem assim. Querer saber tudo pode te confundir e te fazer perder o foco. Então, escolha uma área, foque nela e, a partir daí, candidate-se a quantos cargos puder, uma vez que apenas uma pequena parte do conteúdo muda para cargos dentro de uma mesma área.

2- Mantenha-se bem informado

A grande maioria dos concursos públicos cobram de seus candidatos conhecimentos gerais e de atualidade. Sendo assim, leia muito e procure se manter bem informado a respeito dos acontecimentos no Brasil e no mundo, principalmente se tiverem alguma relação com a área de atuação para qual você prestará o concurso.

3- Comece pelas matérias básicas

Português, Informática, Direito Administrativo e Direito Constitucional são matérias cobradas em praticamente todos os concursos públicos. Para facilitar seus estudos, comece a estudar por essas matérias, antes mesmo que os editais sejam liberados. Mas não se engane: conhecimentos práticos em informática não são suficientes para te ajudar na aprovação. Procure adquirir conhecimentos teóricos e bastante específicos, que serão realmente cobrados nas provas de concurso.

4- Refaça provas de anos anteriores

Buscar em sites confiáveis as provas das edições passadas do concurso para o qual você quer concorrer a uma vaga é, sem dúvida, uma ótima maneira de um concurseiro iniciante entender como os conteúdos são cobrados. É possível encontrar também os gabaritos. Assim, você pode saber onde exatamente está errando e o que precisa estudar mais. Busque também provas de outros concursos, mas aplicados pela mesma organizadora. Essa é uma outra maneira de descobrir o que a banca corretora espera de suas respostas e se dar bem.

5- Faça um cronograma de estudos

Prepare um cronograma, com horários bem definidos para cada conteúdo a ser estudado. Comece com as matérias em que você tem mais dificuldades e, só depois de se sentir seguro, passe para os conteúdos com os quais você tem facilidade e de que goste. A essa altura, todo concurseiro iniciante se sente um pouco cansado, mas estudar o que gosta sempre ajuda a se reanimar. Só não se esqueça de estabelecer metas e um cronograma, que deve ser seguido à risca.

6- Controle a ansiedade

É normal se sentir ansioso às vésperas de alguma prova que pode mudar os rumos da sua vida. Mas você não pode deixar que essa ansiedade o atrapalhe na hora de colocar em prático tudo o que você aprendeu com tanta dedicação. Fique tranquilo, coloque toda a sua concentração na prova e apenas faça o melhor que puder. Ansiedade demasiada só irá te prejudicar. Na véspera da prova, esqueça dos estudos e procure tirar algum tempo livre e se distrair. Essa é hora de estar seguro de que a sua dedicação e seus esforços valeram a pena.

7- Não desista de primeira

São poucas as pessoas que conseguem passar em um concurso público na primeira tentativa. São muitos concorrentes, provas longas e complicadas, ainda mais para um concurseiro iniciante, que sente sobre si todo o peso da ansiedade. Caso você não consiga sua aprovação, não desista! Fazer a prova já é uma ótima experiência e, com certeza, você voltará mais preparado, mais centrado e com muito mais chances. Descubra onde você está errando, o que pode ser feito de diferente para melhorar ainda mais seu rendimento e tente de novo.

8- Procure um bom curso preparatório

Estudar sozinho nem sempre é fácil. As possibilidades de se distrair com amenidades são grandes e nem sempre sabemos onde encontrar um material adequado. Procurar ajuda em um curso preparatório pode ser a melhor solução para você que é concurseiro iniciante e não sabe por onde começar a se preparar.
Se você tem como meta uma aprovação em concursos, quer começar o Projeto UERJ ou quer ser um oficial PMRJ, entre em contato com o Curso Praticar! Oferecemos cursos especializados e de qualidade, que tornarão você o concurseiro iniciante mais preparado de todos.

Nosso curso preparatório PMRJ te guiará no caminho certo para conseguir a tão sonhada carreira militar. Além disso, oferecemos o curso pré-vestibular UERJ mais completo do mercado. Temos ainda turmas para curso pré-vestibular ENEM, para que você esteja um passo à frente na busca por uma vaga em uma universidade federal.
Entre em contato conosco, estamos prontos para te ajudar a alcançar o sucesso profissional.