Como aprender a gostar de ler


Dicas para te ajudar a gostar de ler.

Gostar de ler não é um hábito que nasce com cada ser humano, mas sim que se aprende na prática. Segundo José Luiz Goldfarb, curador do Prêmio Jabuti por 23 anos, ninguém nasce leitor, portanto, a tendência natural é ficar longe dos livros. Leitura para valer, aquela paixão que vicia, que nos faz viver entre livros, isto tem que ser desenvolvido e cultivado. Infelizmente, no Brasil, gostar de ler não é um costume. Segundo uma pesquisa divulgada pelo IBOPE em 2016, apenas 55% dos brasileiros lê regularmente.

Uma grande preocupação de adultos pelo país é o fato dos filhos, em idade escolar, não se apegarem às leituras. Sem ler, as notas caem e o rendimento acaba não sendo o esperado. Precisamos aprender que gostar de ler traz muito mais benefícios do que podemos imaginar. Mas, como cultivar o hábito da leitura sem pegar no sono nas primeiras páginas do livro? É o que te ensinaremos hoje. Confira!

Gostar de ler não é impossível!

Separamos algumas dicas que te ajudarão a aprender a gostar de ler sem sacrifícios. Com um pouco de paciência e prática, logo você estará encantado quando for levado a um mundo que só a leitura pode te fazer imaginar.

Deixe os preconceitos de lado

Muitas pessoas deixam de conhecer histórias extraordinárias por rotular leitores como nerds ou obcecados. O que precisamos por em mente é que a leitura é uma fonte gigantesca de conhecimento, onde você nem sequer sente o tempo passar, pois à medida que ela é praticada, acaba se tornando algo agradável.

Gostar de ler pode ser uma diversão.

Comece com séries ou best-sellers 

Um best-seller só faz sucesso por um motivo: o público adora. Normalmente, eles encantam por serem tramas envolventes ou até de fácil linguagem. Começar por eles pode ser a porta de entrada para gostar de ler, afinal, se tanta gente gosta não pode ser algo tão ruim, certo?

Outra maneira de atiçar a sua vontade para leitura são as séries de livros, ou seja, histórias divididas em diversos volumes. Normalmente, cada livro deixa algo inacabado, que só vai ser solucionado no próximo, portanto, nada melhor para aguçar a sua vontade de devorar o próximo volume.

Leia adaptações

É obcecado pela saga Harry Potter? Adora jogar Assassin’s Creed no vídeo game? Já parou para pensar que ler os livros que foram inspiração ou inspirados neles pode ser uma boa ideia? Se você adorou um filme, vá atrás do livro – muita gente desperta o interesse por leitura deste modo. Se você não é fã de filmes, mas ama jogos de vídeo game, saiba que escrever livros baseados em histórias de jogos está super em alta. Nos últimos anos, títulos como Assassin’s Creed, God of War e Battlefield já ganharam suas adaptações literárias.

Descubra o gênero que você mais gosta

Talvez você não goste de ler porque não descobriu um gênero literário que realmente pareça atrativo para você. Se você não gosta dos livros que é obrigado a ler na escola, não significa que você não vá se interessar por leitura nenhuma. Portanto, se você não é muito chegado aos clássicos, não se preocupe. Há uma variedade enorme de gêneros literários disponíveis no mercado: ficção científica, terror, suspense, entre outros.

Reserve um tempo para leitura

Um atleta precisa treinar constantemente para atingir o nível esperado, certo? Não muda muita coisa quando a questão é a leitura. Gostar de ler é treino e, por isso, precisa de dedicação e vontade. Para gostar de ler, você precisa fazer com que a leitura se torne um hábito na sua vida. Reserve algum tempo diário para se dedicar a um livro. Pode ser no ônibus, antes de dormir, no intervalo entre as aulas ou até no banheiro, o importante é fazer com que essa rotina seja cumprida.

Não insista se não estiver gostando

Não se sinta frustrado se algumas tentativas de leitura fracassarem ou se não conseguir passar do primeiro capítulo. Insistir em algo que você não está gostando não ajuda em nada.

Quando você sente uma coisa como uma obrigação, o prazer e a vontade de continuar somem. Por isso, se você estiver achando aquele livro um tanto chato, desista e tente outro. O importante é achar o primeiro que te desperte o amor pela leitura.

A escola pode ajudar

A escola também pode ser um incentivador do hábito de leitura, indicando livros realmente interessantes, que prendam a atenção dos alunos. Além disso, sabemos que a leitura é um fator primordial para se fazer uma boa redação, ponto crucial em boa parte dos vestibulares pelo país. Se você está em busca de um curso preparatório de qualidade, conheça o Curso Praticar. Oferecemos preparatórios para os mais diversos tipos de carreiras, como: pré-vestibular UERJ, pré-militar e preparatório PMERJ. Conheça nossos projetos e garanta o melhor para o seu futuro.

Saiba mais: oficial PMERJpré-vestibular Enem e preparatório EsSa.