Carreira militar: é um bom negócio na crise?

Publicado por praticarensino em

Mesmo para quem sempre sonhou com a carreira militar, a crise econômica e política do país suscita diversas dúvidas. Afinal, é inegável que ela afeta os concursos públicos, já que todo o dinheiro necessário para novas contratações em cargos públicos sai dos cofres do governo e, neste caso, já sabemos que as coisas não estão nada boas. Além disto, diversos concursos foram suspensos nos últimos dois anos com a justificativa da necessidade de corte de gastos.

Então, a pergunta que resta fazer é: neste momento de crise, é hora de parar de estudar para concursos e desistir da carreira militar? A resposta que você der para esta pergunta pode ser decisiva para o seu futuro, logo, não deve ser respondida antes de uma boa reflexão. Portanto, vamos esmiuçar este tema.

Por que estudar para seguir a carreira militar hoje?

Mesmo que a crise seja capaz de afetar os concursos públicos, é um fato que o serviço público e a carreira militar não são tão afetados quanto as empresas privadas. E é justamente neste cenário de incertezas e dificuldades que a carreira militar aparece como uma boa alternativa para quem almeja contornar este quadro de instabilidade.

Principalmente nesta fase de retração da economia, o desejo por estabilidade de emprego ganha um peso ainda maior, e se torna um estímulo para que mais e mais pessoas busquem pelos concursos públicos. Afinal, conseguir um emprego hoje em dia está cada vez mais difícil, o que prejudica principalmente os jovens que ainda não entraram no mercado de trabalho.

Um dado interessante é que, de 2014 para 2015, estima-se que o número de jovens interessados em seguir carreira no Exército, por exemplo, aumentou 15%, com destaque para o aumento significativo da procura de jovens com ensino médio completo e universitários, o que não ocorria antes da crise. E este número só tende a crescer cada vez mais.

Se você ainda não está convencido, saiba que as oportunidades da carreira militar continuam surgindo ao longo dos últimos anos para diversos cargos, mesmo diante do mau desempenho da economia. A diversidade de formas de ingresso (concurso público, alistamento ou seleção de currículo) para diferentes níveis de escolaridade (fundamental, médio ou superior) é apenas um dos fatores que a tornam tão atraente. Para concorrer, basta que o candidato fique atento aos editais lançados.

O concurso é a melhor maneira de se tornar um funcionário das forças armadas. Tanto o Exército quanto a Marinha e a Aeronáutica possuem academias especializadas e institutos que formam profissionais capazes de seguirem carreiras militares com regulamentos específicos (como é o caso da Academia Militar das Agulhas Negras, na qual o candidato ao ingresso deve ter cursado a Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EsPCEx durante um ano), e todas permitem a evolução na carreira. Portanto, pesquise antes de decidir qual caminho deseja seguir, e se dedique para conquistar esse sonho através de cursos específicos.

Mas, acima de tudo, é importante ter em mente que a carreira militar deve ser buscada por quem possui vocação, e não apenas por ambição financeira – assim como qualquer outra carreira profissional.

carreira militar

Em resumo: quanto maior a taxa de desemprego, mais interessante fica a carreira militar. Portanto, quanto mais o candidato adia sua preparação, maior fica a concorrência, pois a realidade econômica brasileira está convencendo um número cada vez maior de pessoas a procurar ingressar no serviço público ou militar.

Sendo assim, mesmo neste momento de crise, aproveite para se preparar e adaptar seus planos, pois as oportunidades certamente virão. Se seu sonho é seguir a carreira militar, invista em cursos e se prepare para as provas! Para saber mais sobre o Curso Praticar, e como se preparar para os concursos de oficial PMERJ, oficial cbmerj, ou pré-militar para EsPCEx, EsSa, Colégio Militar, dentre várias outras carreiras, acesse nosso site.

Links úteis:

curso preparatório para espcex;

preparatório essa;

preparatório colégio militar;

pré-vestibular uerj;

projeto uerj.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *