Preparatório AFA / EFOMM / EEAR


Preparatório AFA

AFA é Academia da Força Aérea (forma os oficiais).

Jovens que concluíram o ensino médio já podem se preparar para o Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria. O exame de admissão é composto, na primeira fase, por provas de escolaridade nas disciplinas de física, matemática, língua inglesa e língua portuguesa e seguido de inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica (EAP I), para todos os candidatos, exame de aptidão psicológica específica (EAP II), somente para os candidatos inscritos na especialidade de aviação, e teste de avaliação do condicionamento físico.

Preparatório EFOMM

EFOMM é Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.

O processo é aberto a ambos os sexos e constituirá de duas Etapas, uma Básica e outra Complementar. A Etapa Básica será constituída das Fases de Inscrição e Exame de Conhecimentos. A Fase de Exame de Conhecimentos será constituída de provas de Matemática, Inglês, Física, Português e Redação e a Etapa Complementar será constituída das seguintes Fases: Reunião para Instruções, Exame Psicológico, Inspeção de Saúde, Teste de Suficiência Física, Pré-Matrícula, Período de Adaptação e Matrícula. As instruções referentes às fases da Etapa Básica e às fases da Etapa Complementar são as estabelecidas no livreto Instruções ao Candidato (INCA), que é encontrado no mesmo local da inscrição.

Vale salientar que os candidatos que optarem por realizar o Exame de Conhecimentos em cidades localizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste concorrerão, única e exclusivamente, às vagas para o CIAGA e os candidatos que optarem por realizar o Exame de Conhecimentos em cidades localizadas nas regiões Norte e Nordeste concorrerão, única e exclusivamente, às vagas para o CIABA.

Preparatório EEAR

Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAr) forma os sargentos especialistas.

O ingresso na Escola de Especialistas de Aeronáutica se dá por meio de concursos públicos de admissão, que podem ser feitos para os seguintes cursos e estágios:
– Curso de Formação de Sargentos – CFS

Em linhas gerais, o CFS tem a duração de quatro semestres.

Requisitos


AFA: Os candidatos interessados não podem ter menos de 17 anos nem completar 22 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

EFFOM: São condições básicas para a inscrição:

a) ser brasileiro (a);

b) ser solteiro (a), não viver em concubinato ou união estável e não ter filhos;

c) ter entre 17 e 23 anos de idade no dia 31 de janeiro;

d) ter concluído, com aproveitamento, o Curso de Ensino Médio ou equivalente, até o ato da Pré-Matrícula;

As demais podem ser encontradas no site do CIAGA.

EEAR: Para ingresso, entre outras exigências, faz-se necessário ter concluído ou estar em condições de concluír, com aproveitamento, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino, de forma que possa apresentar, na data da Concentração Final do concurso e por ocasião do ato de matrícula na EEAR, o certificado ou o diploma de conclusão e o histórico escolar do referido curso, expedido por estabelecimento de ensino reconhecido pelo órgão federal, estadual, distrital ou regional de ensino competente.