Pré-Vestibular UERJ


Quer fazer o Pré-Vestibular UERJ? A história da Universidade do Estado do Rio de Janeiro começa em 1950, com a fundação da Universidade do Distrito Federal (UDF). Ao longo dessas décadas, a UERJ cresceu e firmou-se como uma das principais universidades do País. Sua importância no espaço acadêmico brasileiro pode ser atestada pela qualidade da formação superior que oferece, pelo valor da sua produção científica, pelas centenas de projetos de extensão em desenvolvimento, pela promoção da cultura e pelos inúmeros serviços prestados à população.

Sua preocupação com o atendimento ao público e o aprimoramento constante de seus serviços fez com que a Universidade fosse pioneira na criação de uma Ouvidoria própria: foi a primeira universidade pública do Estado do Rio de Janeiro a criar essa instância de exercício da cidadania. Instituição pública, sua missão se baseia em princípios de igualdade e pluralidade: também foi precursora na implantação do sistema de reserva de vagas para ingresso via vestibular.

Requisitos

DUAS CHANCES POR ANO

O Exame de Qualificação acontece duas vezes por ano. Tem o 1º Exame de Qualificação e o 2º Exame de Qualificação. As datas variam de ano para ano.
O Exame de Qualificação corresponde a 1º fase do Vestibular da UERJ. É a primeira prova escrita com que o candidato ao Curso de Formação de Oficiais da PMERJ se depara.
O candidato pode optar por fazer o 1º Exame de Qualificação, ou o 2º Exame de Qualificação ou, ainda, fazer os dois. Nesse caso vale a maior nota alcançada.
Como os exames são independentes entre si, você tem que fazer uma nova inscrição para cada um dos exames. Inclusive para o Exame Discursivo, caso seja aprovado no Exame de Qualificação.
Nessa fase não adianta procurar a opção “Oficial da PM” na inscrição, porque não há escolha de instituição nem de carreira no Exame de Qualificação. Essa escolha você só vai fazer no Exame Discursivo.

COMO É A PROVA?

A prova do Exame de Qualificação, comum a todos os candidatos inscritos, terá como objetivo avaliar as habilidades
e as competências fundamentais para o ingresso no ensino superior e para o exercício pleno da cidadania e tem uma duração de 4 (quatro) horas.
A prova do Exame de Qualificação constará de questões objetivas de múltipla escolha, versando sobre os conteúdos
básicos das seguintes áreas de conhecimento:
– Linguagens;
– Matemática;
– Ciências da Natureza;
– Ciências Humanas.

Não se preocupe se não conseguir distinguir numa questão o que é Matemática e o que é Física, ou o que é História e o que é Geografia. Não há um limite claro de onde termina uma disciplina e começa outra. Chamamos isso de interdisciplinariedade, que é uma marca do vestibular UERJ.
Eu posso escolher qual a Língua Estrangeira que vai cair no meu Exame de Qualificação? Sim, você que escolhe entre Inglês, Espanhol e Francês.

COMO CALCULAR O RESULTADO?

De acordo com o número de questões acertadas no Exame de Qualificação, você fica numa faixa de conceito (A, B, C ou D) e ganha pontos para serem somadas à nota da 2º Fase (Exame Discursivo).

Conceito Acertos (%) Acertos (nº de questões) Bônus (para somar à 2º Fase)
A maior que 70% 43 a 60 20 pontos
B  60% a 70% 37 a 42 15 pontos
C  50% a 60% 31 a 36 10 pontos
D  40% a 50 % 25 a 30 5 pontos
E menor que 40% 0 a 24 Reprovado

Faça o Pré-Vestibular UERJ com o Praticar!

O Pré-Vestibular UERJ do Curso Praticar está entre os melhores do Rio e um dos que mais aprova. Não deixe seu futuro nas mãos de qualquer Pré-Vestibular UERJ. Conte com os melhores professores e com qualidade de ensino!