Pré-Vestibular ENEM


Faça o Pré-Vestibular ENEM do Curso Praticar! ENEM é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – O INEP, que está diretamente relacionado ao Ministério da Educação – o MEC, o órgão responsável por organizar e elaborar as questões do Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido como ENEM.

Com cada vez mais adeptos e simpatizantes, a prova que funciona como uma espécie de processo seletivo unificado de entrada ao ensino superior, está mais evidente no Brasil, uma vez que é um sistema válido e escolhido pelas universidades e pelos candidatos a delas fazerem parte como estudantes.

O Exame ocorre uma vez por ano e, para tanto, conta com um conjunto de perguntas previamente fornecidas e selecionadas no Banco Nacional do INEP e, para aqueles que tencionam participar do processo de seleção para o ingresso nas universidades através do ENEM, é preciso que estejam por dentro dos seguintes critérios que discriminam aqueles que dele podem participar:

Requisitos


Em geral, qualquer indivíduo pode se inscrever no processo seletivo do ENEM, sem considerar a idade ou a condição financeira da pessoa. Entretanto, é necessário que os candidatos tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio, o que não exclui alunos de pós-graduação ou pessoas que já concluíram seus estudos a mais tempo, já que o propósito maior desse tipo de sistema de seleção é o de democratizar o acesso das pessoas ao ensino superior, conforme a intenção do próprio MEC.

O que é necessário saber é que algumas informações devem ser fornecidas pelos candidatos na hora em que eles fizerem suas inscrições para o ENEM, informações do tipo, a saber: a possibilidade de que elas estejam privadas de sua liberdade ou detidas, como é o caso dos prisioneiros, havendo para eles um edital próprio que rege sobre o procedimento de sua prova, seja ele adulto em pena privativa, seja ele adolescente em medida socioeducativa que inclui privação de liberdade.

Atenta-se especialmente também para os candidatos que precisam de atendimento diferenciado ao fazerem a prova do ENEM, por razão de possuírem algum tipo de limitação ou deficiência física e mental. Vale lembrar que as deficiências, bem como os níveis de suas intensidades estão devidamente listadas no edital do processo seletivo.

Em situações como essas, são as comissões organizadoras da prova quem providenciam o auxílio e os recursos devidos para realização do exame, é ocaso das provas em braile ou com letra aumentada, a presença de um tradutor intérprete de libras ou um guia intérprete, assim como a promoção de salas com fácil acesso e de mobilidade viável.

Faça o Pré-Vestibular ENEM do Curso Praticar!

Com o Pré-Vestibular ENEM do Curso Praticar a hora da prova ficará muito mais tranquila. Garanta seu futuro com quem entende! Temos corpo docente de excelência e infraestrutura adequada para que você aproveite ao máximo os seus estudos. Inscreva-se já no Pré-Vestibular ENEM do Curso Praticar e mude de vida!