Tudo sobre o concurso para EsPCEx


prestar concurso para EsPCEx

Fazer parte da Academia Militar das Agulhas Negras e servir ao Exército Brasileiro é o sonho de muitos jovens que já terminaram, ou estão em vias de terminar, o ensino médio. Prestar o concurso para EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) é a única maneira de ingresso à Academia e, por isso, dedicação é fundamental. A aprovação no concurso leva a 1 ano de atividades na sede da EsPCEx em Campinas – SP e mais 4 anos na Academia dos Agulhas Negras em Resende – RJ. O candidato sai, então, com formação em Oficial das armas, do quadro de material bélico ou do Serviço de Intendência e promovido ao posto de aspirante à oficial.
O curso Praticar preparou, então, esse artigo, com todos os detalhes do concurso para EsPCEx como inscrição, detalhes da prova e etapas do processo seletivo, a fim de tirar as suas dúvidas e ajudar na conquista da tão sonhada vaga.

saiba sobre o concurso para EsPCEx

Requisitos para inscrição

Para ser apto à inscrição do concurso para EsPCEx, alguns requisitos básicos devem ser cumpridos:

1- Nacionalidade

Para se candidatar ao concurso para EsPCEx, é necessário ser brasileiro nato. Estrangeiros, ainda que naturalizados, não podem concorrer à uma vaga.

2- Idade

O candidato deve possuir idade de, no mínimo, 17 e, no máximo, 22 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula.

3- Escolaridade

Somente pessoas que já concluíram ou estão cursando a 3ª série do Ensino Médio podem concorrer à uma vaga. Lembrando que o ano a ser contado é o da inscrição, não o da matrícula.

4- Altura

A altura mínima para prestar o concurso para EsPCEx é de 1,60m para candidatos do sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino.

Além desses requisitos, o candidato também não pode ser portador de doença incapacitante, o que é verificado na segunda etapa, que é a inspeção de saúde.
Até o ano de 2015, apenas homens poderiam se candidatar às 440 vagas oferecidas no concurso para EsPCEx. No entanto, esse requisito mudou a partir de 2016, quando 40 vagas passaram a ser destinadas para mulheres.
As inscrições para o concurso acontecem anualmente nos meses de maio a junho e são feitas pela internet.

Etapas do concurso para EsPCEx

O concurso é composto por exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral.

Exame intelectual

Geralmente ocorrem em meados de setembro, e os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na EsPCEx em janeiro do ano seguinte.
São dois dias consecutivos de provas, que se distribuem nos seguintes módulos:

Primeiro dia

Provas de Português (com 20 questões objetivas e peso 2), Redação (questão discursiva), Física (com 12 questões objetivas e peso 1) e Química (com 12 questões objetivas e peso 1).

Segundo dia

Provas de Matemática (com 20 questões objetivas e peso 2), Geografia (com 12 questões objetivas e peso 1), História (com 12 questões objetivas e peso 1) e Inglês (com 12 questões objetivas e peso 1).

As provas possuem uma dificuldade muito elevada, portanto, a melhor opção é buscar um curso preparatório para EsPCEx, que te ajudará a se organizar e dar um passo maior na sua busca pela aprovação.

Inspeção de saúde

Caso seja aprovado no exame intelectual, a fase seguinte do concurso para EsPCEx consiste na apresentação de uma série de laudos médicos, tais como exames de sangue e ergométricos, a fim de comprovar a integridade da saúde do candidato. Esses exames são providenciados pelo próprio candidato, que deve apresentar os resultados de todos, sem exceção, em uma data previamente divulgada.
Por isso, a orientação é que os exames cujos resultados possam demorar a sair, sejam providenciados antes mesmo da divulgação das aprovações no Exame Intelectual.

Exame de aptidão física

A última fase do concurso para EsPCEx consiste em um teste de aptidão física, também realizado em dois dias. O candidato é submetido à uma série de exercícios físicos, que indicarão se está apto ou inapto. A quantidade de exercícios varia para homens e mulheres e a execução é acompanhada por um avaliador. São, basicamente, 3 exercícios:

Primeiro dia:

Corrida: Com duração de 12 minutos, 2300 metros para homens e 1950 metros para mulheres

Segundo dia:

Abdominal: 39 para homens e 37 para mulheres
Flexão de braço: 19 para homens e 8 para mulheres

Benefícios

Durante o curso de formação, é dado direito à uma ajuda de custo de aproximadamente um salário mínimo, assistência médica e odontológica, fardamento e acesso à áreas de lazer e serviços como barbearia e alfaiataria.
Depois da formação, o salário é de aproximadamente 7 mil reais, além de planos de carreira, cursos de idiomas e superior, entre outros.

Busque um curso preparatório

Por se tratar de um concurso com uma faixa etária bem definida, é muito importante começar o quanto antes a se preparar para o concurso para EsPCEx. Para isso, um curso preparatório que seja especializado e conheça as particularidades da prova pode te ajudar muito.
O Curso Praticar oferece um completo curso preparatório para EsPCEx, além de curso para oficial PMRJ e pré-vestibular UERJ.
Conte com nossa equipe treinada para te ajudar a se tornar um cadete do exército, ou para dar início ao seu projeto UERJ! Entre em contato conosco e faça sua matrícula.