Polícia Civil e Militar: qual a diferença?


Informações sobre Polícia Civil e Militar

Muitas pessoas não conseguem entender qual a diferença entre a Polícia Civil e Militar. Na maioria dos casos, ao ouvir a palavra polícia, já se imagina um homem fardado algemando alguém ou fazendo alguma operação, certo? Errado! Por exemplo, nem todo policial precisa andar uniformizado ou fazer uma investigação. A diferença entre a Polícia Civil e Militar, no Brasil, transcorre do fato de que cada um foca em um tipo de atuação, completando a ação do outro. São sistemas diferentes, mas colaborativos, pelo fato de eles não competirem entre si e, simultaneamente, ajudarem no combate ao crime. Descubra, definitivamente, a diferença entre a Polícia Civil e Militar e acabe com as dúvidas. Confira!

Dessemelhanças entre a Polícia Civil e Militar

Polícia Civil

A Polícia Civil, também chamada de Polícia Judiciária, está diretamente relacionada à atividade investigativa, busca de evidências e questões de segurança social não instantâneas. Ela é dirigida por Delegados de Polícia, que coordenam as atividades dos agentes, e busca averiguar e solucionar os crimes após o seu registro. Esta é uma das diferenças entre a Polícia Civil e Militar. A Polícia Civil atua já sabendo sobre o crime com o qual está trabalhando, enquanto a Polícia Militar coíbe a realização de um crime, ou observa-o de maneira urgente, evitando que ele aconteça ou tenha sucesso.

Veja como distinguir Polícia Civil e Militar

Policiais Civis não costumam andar fardados, pois sua atividade não é ostensiva, portanto, não há a necessidade que a população os enxergue como uma força policial.

Polícia Militar

A Polícia Militar é a força responsável pelo policiamento ostensivo, ou seja, ela é quem coíbe as ilicitudes de maneira imediata. Este também é um fato que deixa claro a diferença entre a Polícia Civil e Militar. Enquanto a Polícia Civil é mais voltada para investigação, a Militar é dedicada à vigilância e repressão imediata de atos criminosos ou ilícitos. Se utilizarmos um assalto como exemplo, percebemos a diferença. A Polícia Civil é quem faz o boletim de ocorrência depois de o fato ter ocorrido, a Polícia Militar tem a responsabilidade de impedir o ato ou correr atrás do assaltante.

Equipes de Polícia Civil e Militar.

É importante que percebamos a diferença entre o Policial Militar e o militar das Forças Armadas. Ambos fazem parte da carreira militar, mas suas especificações são completamente diferentes. A Polícia Militar responde ao Poder Executivo Estadual, já as Forças Armadas respondem ao Poder Executivo Federal.

Agora que você já sabe as diferenças entre a Polícia Civil e Militar, saberia dizer em qual das duas desejaria atuar? Se você tem o sonho de proteger o seu estado como Policial Militar, conte com o Curso Praticar. Nós temos cursos preparatórios que te ajudam a ingressar na carreira dos seus sonhos, como por exemplo: preparatório PMERJ, pré-militar, preparatório EsSa, entre outros. Entre em contato conosco e escolha a melhor opção para o seu futuro. Aguardamos por você.

Outros links úteis: oficial CBMERJ, curso PMERJ, curso preparatório para EsPCEx e preparatório bombeiro RJ.