Força Aérea Brasileira: carreiras e formas de ingresso

Publicado por praticarensino em

Força Aérea Brasileira é uma instituição capacitada para atuar tanto na vigilância, quanto no controle e na defesa do espaço aéreo. Para isso, dispõe de modernos recursos para a detecção, interceptação e eliminação de equipamentos aéreos, terrestres e aquáticos. As carreiras na Força Aérea Brasileira são divididas em três grupos: aviação, intendência e infantaria. Nos dois primeiros grupos, ambos os sexos são aceitos; a infantaria é restrita aos homens. Ao entrar para a Força Aérea Brasileira (FAB), o militar faz um juramento, onde coloca sua vida a serviço da pátria, perante a Bandeira Nacional. A missão desta força militar é manter a soberania do espaço aéreo nacional visando a defesa da pátria. Se você deseja seguir carreira na Força Aérea Brasileira, acompanhe esse artigo e descubra tudo que você precisa saber. Confira!

Serviço Militar na Força Aérea Brasileira

O Serviço Militar obrigatório acontece quando um cidadão é incorporado às Forças Armadas por um período remunerado de cerca de um ano. Isso ocorre após o processo de seleção dos jovens alistados, conforme é previsto pela lei.

O soldado ingressa na Força Aérea Brasileira por meio de recrutamento obrigatório, podendo prestar exame de seleção interna para chegar até a graduação de cabo posteriormente. Nesse caso, ele permanece na FAB por até oito anos.

Como seguir carreira na Força Aérea Brasileira?

O jovem que presta o Serviço Militar vive uma situação diferente do jovem que se inscreve para prestar concurso para uma das escolas da Força Aérea Brasileira. O primeiro cumpre o que determina a lei do serviço militar, já o que foi aprovado no concurso seguirá a carreira das Armas e irá permanecer na Força Aérea Brasileira até passar para a Reserva Remunerada – uma aposentadoria militar.

Anualmente, a FAB oferece mais de 20 concursos para civis e militares que desejam progredir na carreira militar. Os civis que sonham em ingressar no militarismo têm oportunidades desde os 14 até os 42 anos.

Carreira na Força Aérea Brasileira

Jovens sem Ensino Médio completo

Situada em Barbacena – MG, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), oferece formação de nível médio e prepara os seus alunos para ingressarem na Academia da Força Aérea (AFA). Os alunos que concluem a EPCAR têm vaga garantida no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da AFA. É necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Fundamental, seja do sexo masculino e tenha mais de 14 anos e menos de 18 anos.

Jovens com Ensino Médio completo

Quem tem o sonho de se tornar sargento da Força Aérea Brasileira precisa ter menos de 24 anos e o Ensino Médio completo. O curso é realizado em Guaratinguetá – SP, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). Tem duração de dois anos ou 24 semanas, dependendo da área de interesse.

Os militares ganham formação técnica e podem atuar em mais de vinte áreas, como controle de tráfego aéreo, meteorologia e administração, por exemplo. Ao receber o diploma, o aluno passa a ser 3º Sargento Especialista, podendo seguir carreira na FAB e se tornar oficial por meio de seleções internas.

Graduados

A formação de oficiais de carreira da FAB acontece na Academia da Força Aérea, mas a Força Aérea Brasileira também admite profissionais formados em faculdades civis. A AFA forma os oficiais para a atividade fim da FAB, oferecendo os cursos de formação de Oficiais Aviadores, Oficiais Infantes e Oficiais Intendentes. Os candidatos devem ter Ensino Médio e o mínimo de 17 anos e o máximo de 21 anos.

Os cursos de formação de Aviadores e Intendentes são para ambos os sexos e o de Infantaria é direcionado apenas a homens. O curso é de nível superior e dura quatro anos. Depois de formado, o Cadete é diplomado Aspirante a Oficial da Força Aérea Brasileira e poderá chegar ao posto de General.

Quadros de apoio

Para atividades de apoio, a FAB admite, por meio de concurso público, homens e mulheres de diferentes formações. Alguns exemplos são: profissionais de saúde, comunicação social, engenharia e direito.

Dentro da Força Aérea Brasileira existem diferentes quadros de oficiais, que variam de acordo com cada área de formação. Antes de ser aprovado, o candidato passa por uma prova teórica, exames médicos e teste físico. Posteriormente, ele é enviado para um curso de adaptação à carreira militar. O curso dura, em média, 17 semanas e é realizado no Centro de Instrução da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Belo Horizonte – MG.

Cada quadro de oficiais tem uma exigência específica de idade para ingresso e diferentes progressões na carreira. Por exemplo: o médico e o engenheiro podem chegar ao posto de Major-Brigadeiro. Já o jornalista e o advogado, ao posto de Coronel.

Esporadicamente, a FAB também abre oportunidades para oficiais temporários, onde os profissionais de áreas diversas podem permanecer na Força Aérea Brasileira por até oito anos.

Mulheres na Força Aérea Brasileira

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar, oficiais de infantaria, capelães e algumas especialidades de sargentos, são restritas apenas a homens. Os demais concursos da FAB admitem ambos os sexos. Hoje, por exemplo, a Força Aérea Brasileira possui mulheres aviadoras, pilotando aviões de caça, inclusive.

Atualmente, a Força Aérea Brasileira é a Força Militar que possui o maior número de militares do sexo feminino – cerca de 10 mil.

Independentemente do seu sexo, se você deseja ingressar na Força Aérea Brasileira, conte com o Curso Praticar. Oferecemos cursos preparatórios como: pré-militar e preparatório AFA, visando te ajudar a conquistar a carreira dos sonhos. Entre em contato conosco e saiba mais.

Links úteis:
preparatório EsSa
preparatório colégio militar
preparatório EEAR


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *